4 Formas de Iniciar um Curso Usando a Nota do ENEM

O Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) é uma avaliação nacional que permite o ingresso em diversos tipos de formações profissionais. Quem alcançar uma boa pontuação no exame pode ter acesso à diversas oportunidades diferentes. Você sabe como usar a sua nota? Conheça a seguir 4 formas de iniciar um curso usando a nota do ENEM:

Prouni

O Programa Universidade Para Todos (Prouni) é o sistema onde você deve aplicar a sua nota do Enem para conseguir bolsas parciais e integrais em instituições privadas.

Anualmente, o Prouni abre vaga no começo do primeiro semestre e do semestre e você pode se inscrever para as duas entradas om a mesma nota. Geralmente, a segunda entrada é menos concorrida.

Sisu

O Sisu corresponde o Sistema de Seleção Unificada e é uma plataforma digital desenvolvida com o objetivo de distribuir as vagas para os cursos da rede pública.

Depois de realizar o ENEM, o estudante deve ficar atento à data das inscrições SISU 2019 e realizar seu acesso dentro do prazo. Durante os dias em que o sistema está avaliando as pontuações, são lançadas notas de corte para cada um dos cursos e universidades disponíveis.

Para garantir a sua bolsa, é necessária ter uma nota superior a nota de corte da sua formação desejada no último dia de funcionamento do Sisu. Vale lembrar que também há a opção de ficar na lista de remanejamento.

Fies

Para quem não conseguiu ingressarem uma instituição da rede privada e deseja começar um curso em uma faculdade particular, uma boa opção é o Fies.

Alcançando a nota mínima prevista pelo programa de financiamento, você pode conseguir subsídio para realizar o curso dos seus sonhos e pagar taxas de juros mínimas.

Verifique quais as faculdades perto de você que dispõem do programa e se inscreva no Fies pela internet. O programa é conhecido por ter as os juros mais baratos do mercado e pode ajudar você a conquistar o seu diploma.

Sisutec

Uma opção de ingresso um pouco diferente é o Sisutec, pois o sistema é destino à distribuição de vagas para a modalidade de ensino técnico. Então, quem está buscando uma formação de curta duração e qualidade de ensino, deve ficar informado quanto ao Sisutec 2019.

O ensino técnico tem ganhado muito espaço entre os jovens e adultos e vale mencionar ainda, que através do Sisutec você pode conseguir realizar o seu curso com custo zero e começar a trabalhar em pouco tempo.