Como Sacar o Bolsa Família?

O Bolsa Família é um benefício do Governo Federal específico para famílias de baixa renda. Ele é pago todos os meses e fica disponível por saque, com renovação a cada dois anos para evitar fraudes. O saque é muito simples de fazer e deve obedecer sempre ao Calendário Bolsa Família. Saiba mais a seguir. 

Entendendo como funciona o Bolsa Família

A assistência do Bolsa Família visa ajudar famílias de baixa renda ou em situação de risco a conseguir arcar com suas necessidades básicas. O valor pago mensalmente é muito distante de um salário mínimo, mas ajuda muitos a conseguir comprar o básico de uma feira básica ou alimentação para os seus filhos.

O cadastro é realizado por todos que tiverem interesse em receber a bolsa, mas apenas quem realmente precisa é aprovado. É preciso ter uma renda de até meio salário mínimo ou não ter renda, no caso dos desempregados sem receber seguro desemprego. Aposentados e pensionistas não possuem direito.

Continuamente a bolsa é paga por dois anos, totalizando 24 pagamentos. Ao final deste período o beneficiário deve voltar ao local onde se cadastrou e renovar os dados. Caso ainda esteja desempregado, não haja renda na família ou continue em estado de extrema pobreza continua recebendo a bolsa do Governo Federal. Caso não o pagamento é suspenso e mais famílias podem ser ajudadas.

Como sacar o Bolsa Família

O benefício social fica disponível para saque em uma agência da Caixa Econômica Federal ou em seus terminais de atendimento. É preciso ter o Cartão Cidadão com a senha e se dirigir até um caixa de auto atendimento ou o caixa com um funcionário da agência. 

O valor é liberado mensalmente sempre em um intervalo de 30 dias. Não adianta ir antes porque não haverá verba, a menos que não tenha sido sacado tudo. 

As datas de saque são determinadas pelo Calendário Bolsa Família. Ele é estipulado de acordo com a numeração final do Cartão cidadão. Cada grupo possui uma data e antes disso a verba não é liberada. 

Perdeu o Cartão Cidadão? Não há problema. Pode se dirigir até uma agência da Caixa Econômica Federal com documento pessoal com foto e CPF para solicitar uma segunda via. Ela chega em 15 dias na mesma agência. Neste instante deve-se cadastrar uma nova senha e o saque continua normal.

Como se cadastrar no Bolsa Família

O cadastro do Bolsa Família é gratuito e disponibilizado por postos de atendimento das prefeituras. Deve-se procurar o local estipulado pela prefeitura de sua cidade com a documentação solicitada e falar com um agende do programa. 

Os documentos necessários são:

  • Documento oficial com foto – pode ser identidade, habilitação ou carteira de trabalho;
  • CPF;
  • Comprovante de residência – com validade dos últimos três meses;
  • Comprovante de renda.

Todos os documentos devem ser apresentados em seu formato original para o atendente. O cadastro é realizado na hora e se aprovado (a informação é na hora também), em 15 dias chega o cartão cidadão. Já no mês seguinte a bolsa é liberada.