Entenda a importância de ter um contador para sua empresa

Toda empresa precisa de um setor financeiro e uma função que é essencial para a organização econômica da sua empresa é a de contador. Muita gente não sabe a diferença que esse profissional pode fazer para o seu negócio. Se você também não é ciente dos benefícios, continue lendo para entender a importância de ter um contador na sua empresa.

Quem pretende abrir uma empresa deve entender que haverá burocracia. Muitos empresários que possuem pequenos e médios negócios preferem fazer a contabilidade da empresa por conta própria, mas é um alto risco a se correr, pois qualquer erro mínimo pode acarretar em grandes prejuízos.

O que faz um contador?

Essa é uma profissão que se adaptou às demandas do mercado e hoje, ser um contador vai muito além de fazer o imposto de renda da empresa. Esta, obviamente, ainda é uma função indispensável para o negócio, então é bom ater cuidado ao IMPOSTO DE RENDA e não deixar sua empresa ficar irregular.

Veja abaixo algumas funções em que o profissional de contabilidade irá atuar e a importância de cada uma delas:

Evitar prejuízos

O especialista das atividades contábeis, estará ciente de todos os impostos requeridos para que seu negócio nunca seja prejudicado. Além de estar apto a avaliar ações trabalhistas e os riscos das decisões financeiras que você deva tomar.

Sistemas tributários e fiscais

O Brasil é um dos países com os sistema tributários e fiscais mais burocráticos. Além desse fator, os sistemas estão sempre se moldando ao mercado, isso quer dizer que é necessário estar sempre atualizado nesse sentido. Dificilmente, você terá tempo de lidar com todos os setores da empresa e estar ainda atualizado, portanto, esta será uma das funções do seu contador.

SPED

Todo mês será necessário que você gere um SPED fiscal (Sistema Público de Escrituração Digital) e que encaminhe para o fisco. Dispondo de um contador na sua empresa, isto será responsabilidade do profissional que estará apto a fornecer tudo de acordo com a Receita Federal.

Balanço patrimonial

O maior objetivo do contador aqui é impedir fraudes e não permitir que irregularidades aconteçam. Lembrando que o balanço patrimonial é um aspecto fundamental para a empresa, pois irá gerar dados sobre custos, estoque disponível, cálculos de dividas, entre outras informações. Esses dados são de máxima importância na hora de investir e financiar.

Contratando um bom contador, você dificilmente terá dor de cabeça com aspectos trabalhistas e legislação. Esse profissional será indispensável para quem almeja aumentar seu negócio e administrar mais funcionários. Sem contar que, dispondo de um profissional excelente de contábeis você dificilmente terá um prejuízo irreversível e poderá focar nos outros direcionamentos do seu negócio.