Quais os principais impostos diretos no Brasil?

O Governo Federal não é uma instituição filantrópica. Ele necessita de impostos para gerir obras, melhorias de sua economia e fornecer serviços. Por isso pagamos impostos em diversas áreas e o Brasil continua crescendo ou os serviços funcionando. Há muitos impostos diretos no Brasil que você paga todos os dias. Saiba quais são e como funcionam.

Quanto e por que você paga imposto?

Óbvio que ninguém gosta de pagar contas mas são necessárias. Os impostos são as principais formas de arrecadação do Governo Federal, Estadual ou Municipal e sem eles não há verba para os órgãos trabalharem. Quando a arrecadação está baixa as obras ficam paradas ou os serviços não oferecidos. 

A principal forma de comprovar se você paga impostos para algo positivo é observando os serviços gratuitos. Os hospitais públicos e unidades de pronto atendimento instalados nas cidades do país são um bom exemplo. Os médios, enfermeiros e seguranças recebem salário do Estado ou do Governo Federal e esse dinheiro vem do seu imposto. A compra de equipamentos e suprimentos como um esparadrapo também. 

Estima-se que da renda bruta da Declaração Imposto de Renda pagamos mais de 30% de imposto sobre o salário. É muito? Sim, mas há países que pagam mais e descontos até mesmo direto na fonte. Somos considerados o povo que mais paga imposto direto no mundo mas não há desconto na fonte (diretamente no salário). Se não há renda não há o que pagar.

Infelizmente somos o país com maior sonegação fiscal com tantos tributos a serem pagos também. A arrecadação está entre as mais baixas dos países em desenvolvimento por conta das altas taxas.

Quais impostos você paga no Brasil?

A taxa de impostos é alta mas cada uma é focada em um serviço. Conhece todas? São elas:

Imposto de Renda – sobre a renda ganha de uma empresa ou com salário uma parte vai para a União. Ao declarar o Importo de Renda 2018 a Receita Federal lança tributos de acordo com os ganhos focados nas obras federais. 

IPVA – os proprietários de veículos pagam anualmente o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores para o Departamento de Trânsito poder realizar as suas obras em vias de manutenção, construção e sinalização. O dinheiro é gasto tanto em vias estaduais como federais. 

IPTU – o Imposto Predial e Territorial Urbano é pago às prefeituras e é como os municípios conseguem verbas para construir moradias populares, melhorar ruas e avenidas e serviços de atendimento em saúde e transporte. Também de pagamento anual. 

ICMS – a sigla é bem conhecida e quer dizer Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços. Os impostos são para arrecadação federal para investir na indústria e comércio. 

IPI – um dos principais impostos do comércio brasileiro. O Imposto sobre Produtos Industrializados serve para investir na economia do país no setor de fabricação. A arrecadação ajuda a inserir verba em tempos de crise também. 

ISS – se você compra um produto paga imposto e se contrata um serviço também. O Imposto sobre Serviços é para empresas de educação, saúde, transporte, dentre outros. A verba é usada em obras federais e projetos governamentais.