Requisitos para se inscrever no PRONATEC

De iniciativa do Governo Federal, o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) tem o objetivo de expandir, interiorizar e democratizar o ensino técnico. Mas você sabe como funciona o Pronatec?

Todos os cursos oferecidos no Programa são gratuitos, ou seja, o estudante não precisa pagar taxa de inscrição, matrícula ou mensalidade. Também é importante ressaltar que todos eles são reconhecidos pelo MEC e o certificado de conclusão é válido em todo Brasil.

Apesar de, pessoas de baixa renda, alunos que estudaram em escolas públicas, desempregados, ou pessoas beneficiadas por programas como o Bolsa Família terem prioridade em alguns cursos, qualquer pessoa pode se candidatar no Pronatec.

O Programa oferece três tipos de curso que dependem da escolaridade e da renda do candidato: cursos Subsequentes, Concomitantes e cursos de Formação Inicial Continuada (FIC).

Os cursos Subsequentes são disponibilizados para quem já concluiu o Ensino Médio e têm duração de pelo menos um ano.

Os cursos Concomitantes são oferecidos para quem ainda está fazendo o ensino médio, o que permite que o estudante faça os dois ao mesmo tempo. Nesses cursos, a duração é de pelo menos um ano.

Já os cursos de Formação Inicial Continuada (FIC), também chamados de Qualificação Profissional, são mais curtos, com normalmente 2 meses de duração. Esse tipo de curso é disponibilizado para candidatos beneficiários de programas federais, como o Bolsa Família e o Seguro Desemprego e a maioria exigem somente o ensino fundamental completo.

Esses cursos são disponibilizados em todas as Escolas Técnicas Federais e Estaduais, além de unidades de ensino do Sistema S (SENAI, SENAC, SENAR e SENAT) e outras instituições.

Vale lembrar que o Pronatec não tem prova, basta se inscrever no site do Programa. Se houver vagas e você se encaixar nos requisitos solicitados, poderá fazer o curso.

Para ingressar no Pronatec você pode se inscrever pelo Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica (Sisutec) ou pode realizar inscrição direta, onde é preciso ficar ligado nas vagas que as instituições participantes do Programa abrem durante todo ano.

O Sisutec é oferecido somente para os cursos do tipo Subsequente. Esse Sistema disponibiliza cotas para negros, pardos e indígenas, além de candidatos que estudaram em escola pública ou foram bolsistas integrais em instituições particulares.

É importante ressaltar que é exigido pelo processo seletivo do Sisutec que o estudante tenha realizado a prova do ENEM, para se encaixar nos cursos do tipo Subsequentes. Por isso, se você se atende a esses pré-requisitos, faça o Enem 2019.